quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Hidropônico, Protegido e Controlado: tecnopônico


A palavra agricultura significa quase literalmente "cultivo no campo". Pergunto-me se as novas formas de produção de alimentos, fibras e combustíveis realizadas em pequenas áreas, em ambientes fechados, controlando-se todas as variáveis ambientais e usando técnicas hidropônicas e aeropônicas ainda podem ser chamadas de "agricultura". A própria expressão "agricultura urbana" é um contrasenso - cultivo no campo na cidade. Alguns têm procurado outros termos - Z-farming, rooftop farming, fazendas verticais, plant factories e por aí vai. Mas há duas características comuus a todas essas novas formas de "agricultura" - cultivo em áreas urbanas ou periurbanas e uso intensivo de tecnologia. Proponho então um novo termo que abranja tudo isso - Tecnoponia.

Há alguns anos tenho publicado sobre cultivo protegido, nutrição mineral de plantas, hidroponia, fazendas verticais e outros assuntos com os quais trabalho ou sobre os quais tenho interesse. Embora minha formação seja em Ciência do Solo, ao longo dos anos fui desviando minha atuação profissional para o cultivo sem solo de hortaliças. Sempre gostei do blog como ferramenta de criação e divulgação de conteúdo. Por alguns anos mantive um blog chamado Geófagos, mas ultimamente publiquei muito no LinkedIn, plataforma que acho sensacional para a discussão de temas profissionais. Só que um perfil do LinkedIn não é tão focado em um tema só quanto um blog.

Tentarei concentrar aqui meus escritos antigos e recentes sobre os temas "tecnopônicos": cultivo protegido, cultivo em ambiente controlado, hidroponia, nutrição mineral de plantas, aeroponia, fazendas verticais e outros assuntos com os quais tenho me entusiasmado ultimamente. Quando possível divulgarei aqui também meus resultados de pesquisa nestas áreas. Espero transformar esse espaço em um agregador de discussões e avanços dessa fascinante nova agricultura que está se formando, sendo criada em tempo real, conectada, automatizada, eficiente, limpa e segura. Uma agricultura protegida, controlada e hidropônica. Hello world!

Nenhum comentário:

Postar um comentário